terça-feira, 28 de setembro de 2010

Lore dos Jogos e o Ensino de História





Lendas



O termo lore deriva do inglês arcaico e quer dizer, numa tradução livre lenda ou conhecimento popular. Incorporado ao mundo dos jogos, o lore é o que chamamos de “pano de fundo”, ambientação ou contexto.



Antes até de abordar jogos eletrônicos é importante lembrarmos o quanto a ambientação sempre fez parte das atividades lúdicas. Lembro-me da minha infância, quando brincava de polícia e ladrão, normalmente algum menino mais inspirado contava uma historinha, breve, mas interessante, que nos remetia a um crime ou roubo a banco. Daí começavamos a brincar. Representávamos papéis e estes determinavam nossas ações no jogo.


As ambientações podem ser simples, como a da brincadeira de polícia e ladrão, ou complexas como em jogos de RPG, que contam com toda uma mitologia, países, mundos, reis e intrigas. Para exemplificar, o universo de Dungeons & Dragons, um dos RPGs mais populares, foi baseado na obra de J. R. R. Tolkien, autor de “O Senhor dos Anéis”, trilogia que narra a jornada de um grupo de guerreiros para destruir o Um Anel. Aliás, Tolkien é prodígio neste assunto, seu livro Silmarilion é a própria teogonia do seu universo, onde descreve a criação de tudo que vive, surgido a partir das canções divinas de Iluvatar. Dentro deste universo, surgem divindades, elfos, humanos e a antítese da criação através da figura de Melkor.


Ambientações e jogos não são idéias novas e foram articuladas por Baden Powell, fundador do escotismo, que, no início do Século XX criou o movimento educacional, que se destaca por ter em seu método a educação pelos jogos. BP, como é carinhosamente conhecido pelos seus discípulos, imaginou e colocou em prática, vários panos de fundo para os diversos grupos de faixas etárias que trabalha a instituição. A este contexto, BP deu o nome de místicas e a mais detalhada e completa, dentro do movimento é a mística do chamado ramo lobinho, que abrange crianças de sete até dez anos. Mowgli, o menino lobo, personagem do amigo de BP, Rudyard Kippling, compõe este cenário, juntamente com seus companheiros.




Jogos e Aprendizagem






O ser humano é atraído por sensações e desejos energéticos, as pulsões, que fazem com que ele tenha mais atenção e se dedique a uma tarefa ligada ao prazer. No caso dos jogos está mais que claro, que as crianças se sentem atraídas, a ponto de se concentrarem longos períodos neles. Este jogos podem ser de várias naturezas. Para este artigo, trouxe duas experiências que poderá nos auxiliar.


A primeira é de um jogo essencialmente de campanha ou de jogo individual, mas que também foi (e ainda continua sendo) muito jogado em partidas multi player pela internet. Trata-se do Age of Mythology, jogo de estratégia em tempo real da Microsoft, cujo mote é a mitologia de três culturas antigas, a grega, a egípcia e a nórdiga. Neste jogo, o modo campanha te conduz por uma viagem por regiões onde fleresceram as culturas em voga, interagindo com os personagens mortais e imortais para criar uma trama muito interessate. Durante este percurso, por exemplo, conhecemos Circe, a feiticeira que, na Odisséia de Homero, transforma os homens de Ulisses em porcos.



O segundo caso é o World of Warcraft, um MMORPG (Multi massive online role-playing game) ou jogo em massa, online onde cada jogador interpreta um personagem. Estes jogos, por excelência tem muito necessidade de interação, competitividade e, principalmente, cooperatividade. Um dos grande atrativos do jogo é ter que, obrigatoriamente, interagir com outros jogadores para realizar os grande objetivos. O World of Warcraft, ou simplesmente, wow, tem atualmente milhões de assinantes, estima-se que tenha mais pessoas que jogam wow que a população de alguns paises da América do Sul.




Para se criar um personagem no wow, deve-se escolher o sexo, uma entre várias raças, como por exemplo, humanos, elfos e orcs. Deve-se escolher, também, uma classe, que fará de seu personagem um guerreiro, mago, druida e algumas outras. Estas escolhas iniciais determinarão uma série de características, como por exemplo o local de nascimento e sua facção. Outras escolhas podem ser feitas a posteriori, sendo a profissão a mais notória das escolhas in game. Todas estas características são fortemente influenciadas pela lenda deste jogo, um universo comparável ao universo de Tolkien, com reinos, cidades, personagens e tramas que envolvem o jogador e o impelem a fazer as missões e explorar o mundo.




Idéias para a Prática



Há várias maneiras de utilizar jogos, como estes dois exemplos, na sala de aula. A primeira delas é, obiviamente, jogando. Porém, para que os jogos tenham efeito pedagógico, deve-se inserí-los nos conteúdos. Age of Mythology (AoM para os íntimos) pode, por exemplo, estar inserido no estudo da antiguidade, de forma direta. O jogo neste caso, entraria como uma forma de atrair a atenção dos alunos para as culturas que ele aborda.


Uma discussão muito interessante é a maneira como cada cultura lida com a questão das divindades no jogo. Os gregos, por exemplo, têm que adorar as divindades para ganhar “pontos de prestígio” com os deuses, já os nórdicos guerreiam e os egípcios constroem monumentos. É uma oportunidade para discutir a relação que cada um teria com o divino, na visão dos criadores dos jogos, confrontado com material didático.



Outra discussão seria ler clássicos utilizados como enredo do jogo e confrontá-los com a história desfraldada na campanha. Existem várias versões da Odisséia para o público infanto-juvenil que podem auxiliar neste quesito. A passagem da Circe, por exemplo, poderia ser utilizada nisto.
Mais uma abordagem possível é utilizar o mecanismo de criação de cenários do AoM para fazer pequenos filmes, interativos ou não, para ilustrar as aulas. Este mecanismo pode ser utilizado para apresentar a arquitetura, ou ainda, encenar uma peça. Imagine criar os diálogos de Lisístrata de Aristófanes, utilizando as figurinhas e os cenários. Além disto, este cenário pode ser “jogável”, exige um pouco mais de conhecimento dos mecanismos do jogo, mas não chega a ser um trabalho hercúleo.




O wow traz outras possibilidades e tem uma trama que não se conecta diretamente a nenhuma cultura conhecida. Ele se baseia em uma junção das mitologias nórdicas e dos trabalhos de Tolkien, que também bebem desta fonte. Trata-se de um mundo povoado por titãs, avatares de poderosas divindades, dragões e elementais. O conjunto de contos e lendas é riquíssimo e pode ser muito explorado.


A história das facções esta recheada de brigas políticas e intrigas. Uma boa abordagem seria a dinâmica política do jogo sendo utilizada para trabalhar conceitos da vida real. Democracia e golpes autoritários fazem parte. Tentativas de alianças fracassadas e frágeis coligações de aliados.


O comércio do jogo, também, é uma rica fonte de idéias. Nele existe uma casa de leilões, onde os jogadores compram e vendem itens que são utilizados para receitas de poções, para confeccionar armaduras e roupas, comida e outra vasta gama de possibilidades.


Por ter um sistema de missões que podem ser feitas em grupo, o jogo pode criar um clima de interação entre os alunos da turma, fazendo com que a cooperação seja entendida na prática. Tais relações entre os personagens pode ser, então, analisada como uma abordagem para o estudo das formas de interações e interdependências dentro de uma cultura, contrapondo modelos de organização social, econômica e política.


Outra possibilidade do wow é fazer um jogo de mapeamento e identificação geográfica, onde os jovens deverão percorrer alguns territórios, registrando identificar o tipo de vegetação, relevo e povos que lá vivem. Depois eles devem fazer uma correlação com o nosso mundo e tipos de relevos e culturas.


Enfim, a gama de possibilidades é muito grande e colocar a criatividade para funcionar neste momento é importante.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu jogo Age of Mythology e sou viciado em Desert Operations! Criei há pouco tempo a minha conta de graça, sem baixar nada e já tô frenético! Quem tiver aliança pra indicar me avisa. Pra quem não conhece, segue o link www.desert-operations.com.br/?rid=913